quinta-feira, 17 de maio de 2007

Arco Reflexo


Embora o sistema nervoso tem a capacidade de iniciar a atividade de forma aparentemente independente da estimulação exterior, o siguinificado funcional do sistema fica evidente quando uma atividade é iniciada em resposta a algum tipo de estímulo. Qualquer atividade (movimento de um membro, secreção das glândulas, aumento do batimento cardíaco, contração pupilar) em resposta a um estímulo requer que as vias aferentes estejam ligadas as vias eferentes. A atividade involuntária que resulta desta ligação é chamada reflexo.Geralmente os reflexos são respostas esteriotiadas, de curta duração, a um estímulo e que atendem à necessidade imediata do organismo.
Os reflexos não são eventos involuntários uniformes que ocorrem em resposta aos estímulos.Anatomicamente, eles podem variar de monossinápticos(envolvendo apenas 2 neurônios)a polissináptico (envolvendo mais de 2 neurônios).

A atividade reflexa motoro não ocorre como um envento isolado do resto do sistema nervoso. Os reflexos invariavelmente, recebem contribuições seguimentares, interseguimentares e supra-seguimentares.

Fonte: Histologia Veterinária Aplicada
Ilustração:http://clientes.netvisao.pt/nv144957/arco.jpg

Nenhum comentário: