quinta-feira, 17 de maio de 2007

Meninges


O sistema nervoso central está contido e protegido na caixa craniana e no canal vertebral, sendo envolvido por membranas de tecido conjuntivo chamadas meninges.


As meninges são formadas por três camadas, que, de fora para dentro, são as seguintes: dura-máter, aracnóide e pia-máter.

Dura-máter: é a meninge mais externa, constituída por tecido conjuntivo denso, contínuo com o periósteo dos ossos da caixa craniana. A dura-máter, que envolve a medula espinhal, é separada do periósteo das vértebras, formando-se entre os dois o espaço epidural. Este espaço contém veias de parede muito delgada, tecido conjuntivo frouxo e tecido adiposo. A parte da dura-máter em contato com a aracnóide constitui um local de fácil clivagem, onde muitas vezes, em situações patológicas, pode acumular-se sangue externamente à aracnóide, no chamado espaço subdural. Este espaço não existe em condições normais.


Aracnóide: apresenta duas partes, uma em contato com a dura-máter e sob a forma de membrana, e outra constituída por traves que ligam a aracnóide com a pia-máter. As cavidades entre as traves conjuntivas formam o espaço subaracnóide, que contém líquor e não tem comunicação com o espaço subdural. A aracnóide é formada por tecido conjuntivo sem vasos sangüíneos e suas superfícies são todas revestidas pelo mesmo tipo de epitélio simples pavimentoso, de origem mesenquimatosa, que reveste a dura-máter.

Pia-máter: é muito vascularizada e aderente ao tecido nervoso, embora não fique em contato direto com células ou fibras nervosas. Entre a pia-máter e os elementos nervosos situam-se prolongamentos dos astócitos, que, formando uma camada muito delgada, unem-se firmemente à face interna da pia-máter. A pia-máter segue todas as irregularidades da superfície do sistema nervoso central e penetra no tecido nervoso por certa extensão, juntamente com vasos sangüíneos. A superfície externa da pia-máter é revestida por células achatadas, originadas do mesênquima.

Fonte:Histologia Básica;(Junqueira e Carneiro)
Foto:http://academic.kellogg.cc.mi.us/herbrandsonc/bio201_McKinley/f16-2b_spinal_meninges__c.jpg

2 comentários:

Unknown disse...

Mto linda, vc, viu, Monique!
Adoraria poder ter seu e-mail, Msn, telefone etc.
Bjos.

P.S.: Sobre a matéria... mto boa!! Mto bem feita. Parabéns!!!

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho, morfologia é algo realmente apaixonante!!