sexta-feira, 18 de maio de 2007

Nervos


No sistema nervoso periférico as fibras nervosas agrupam-se em feixes, dando origem aos nervos. Devido à cor da mielina, os nervos são esbranquiçados, exceto os raros nervos muito finos formados somente por fibras amielínicas.

O tecido de sustentação dos nervos é constituído por uma camada fibrosa mais externa de tecido conjuntivo denso, o epineuro, que reveste o nervo e preenche os espaços entre os feixes de fibras nervosas. Cada um destes feixes é revestido por uma bainha de várias camadas de células achatadas, justapostas, o perineuro. As células de bainha perineural unem-se por junções oclusivas, constituindo uma barreira à passagem de macromoléculas. Dentro da bainha perineural encontram-se os axônios, cada um envolvido pela célula de schwann, com sua lâmina basal e um envoltório conjuntivo constituído principalmente por fibras reticulares, chamado endoneuro. As células de schwann sintetizam colágeno tipo III que forma as fibras reticulares do endoneuro.

Os nervos estabelecem comunicação entre o centros nervosos e os órgãos da sensibilidade e os efetores (músculos e glândulas). Possuem fibras aferentes e eferentes, em relação ao sistema nervoso central. As aferentes levam para os centros as informações obtidas no interior do corpo e no meio ambiente. As fibras eferentes levam impulsos dos centros nervosos para os órgãos efetores comandados por esses centros. Os nervos que posuem apenas fibras de sensibilidade(aferentes) são chamados de sensitivos e os que são formados apenas por fibras que levam a mesnsagem dos centros para os efetores são os nervos motores. A maioria dos nervos possui fibras dos dois tipos, sendo, portanto, nervos mistos.
Muitos nervos são constítuidos por fibras mielínicas e amielínicas.

Fonte: Livro de Histologia básica; (Junqueira e Carneiro)
Ilustração:www.esec-lousa.rcts.pt/imagens/nervo.jpg