terça-feira, 15 de maio de 2007

Sistema Nervoso Autônomo



Sistema Nervoso Autônomo é a parte do sistema nervoso relacionada com o controle da musculatura lisa, com o ritmo cardíaco e com a secreção de algumas glândulas. A função do sistema nervoso autônomo é a regulação de um ambiente interno ótimo e constante (homeostase ou homeocinese).
As funcões do sistema nervoso autônomo sofrem constantemente a influência da atividade consciente do sistema nervoso central.

Anatomicamente, ele é formado por células nervosas localizadas no sistema nervoso central, por fibras que saem do sistema nervoso central através de nervos craniamos e espinhais, e pelos gânglios nervosos localizados no curso dessas fibras.

O sistema nervoso autônomo possui duas subdivisões:

O sistema nervoso simpático e o parassimpático.Essa subdivisão se fundamenta sobre a localização anatômica do primeiro neurônio (neurônio pré-ganglionar). Esses neurônios estão localizados em três regiõs do sistema nervoso central, o tronco encefálico, a medula espinhal toracolombar e a medula espinhal lombar.

No sistema nervoso simpático, os corpos celulares do neurônio, estão localizados na medula espinhal toracolombar.
No sistema nervoso parassimpático,os corpos celulares do neurônio, estão localizados no troco encefálico, nos núcleos do nervos craniais III, VII, IX e XI e nos segmentos sacrais da médula espinhal.

A maioria dos orgãos inervados pelo sistema nervoso autônomo recebem fibras do simpático e do parassimpático. Em geral nos orgãos em que o simpático é estimulado pelo parassimpático tem ação inbidora, e vice-versa.
Por exemplo, a estimulação do simpático acelera o ritmo cardí­aco, ao passo que a estimulação das fibras parassimpáticas diminui este ritmo. Há alguns casos em que a atividade dos dois é complementar e não antagônica, como ocorre em algumas glândulas salivares, cuja secreção é maior quando estimulada pelo simpático e pelo parassimpático do que por qualquer um deles isoladamente.

Fonte: Histologia Básica (Junqueira e Carneiro, 9ºedição)
Histologia Veterinária Aplicada (W.J. Banks, 2ºedição)
Foto:http://fc.units.it/ppb/NeuroBiol/SNA.jpg

Nenhum comentário: